Montekuri

RPi 2 e o cabo de vídeo analógico [ Brasil ]

Wed Apr 08, 2015 10:25 am

Meu RPi2 chegou recentemente e descobri que o cabo de vídeo do meu Media Player não funciona com ele.
Pesquisei sobre a saída de vídeo e fiquei sabendo que ele usa um conector TRRS no padrão [ Vídeo - Terra - Audio Esquerdo - Audio Direito ] (Veja imagem abaixo).

O cabo do meu media player segue o padrão [ Terra - Audio Esquerdo - Audio Direito - Vídeo ].

Então procurei por outro cabo e achei um que segue o padrão [ Audio Direito - Terra - Vídeo - Audio Esquerdo ]. Só tive que trocar o conector amarelo pelo vermelho na hora de ligar na Tevê.

Resumo da história: Antes de ligar o RPi2 numa tevê analógica veja se o cabo é compatível.

Fonte: http://www.raspberrypi-spy.co.uk/2014/0 ... ideo-jack/
RPi2 conector TRRS.jpg
RPi2 conector TRRS.jpg (31.62 KiB) Viewed 6891 times
O meu cabo é o último de baixo, que eu chamei de 90 graus pois ele faz uma curva nesse ângulo.
Diagrama cabo audio video.jpg
Diagrama cabo audio video.jpg (20.38 KiB) Viewed 6891 times

gutossn

Re: RPi 2 e o cabo de vídeo analógico [ Brasil ]

Sun Apr 12, 2015 12:25 pm

Obrigado pela informação, tinha comprado um cabo deste tipo e não funcionou. Comprarei outro com estas especificações. Uso o Rasp B na minha TV e o Rasp 2 na TV dos meus irmãos. Em breve espero comprar uma com entrada HDMI.
Owner:

- Raspberry Pi 2
- Raspberry Pi - Model B
- Raspberry Pi - Model B+
- Cubieboard 2
- Cubietruck
- MK809 III

* Air keyboard/mouse Measy Rc11.
* Wifi dongle usb.

joaoNiloF

Sat Apr 18, 2015 2:30 am

Boa noite, eu estou querendo comprar um rasp2, mas usarei em uma tv só com entrada video composto. Vou precisar de um cabo desses ou de um conversor. Mas o conversor é bem caro. Vocês podem me tirar umas dúvidas ? Achei na internet uns modelos, inclusive o do Montekuri, o que dobra 90 graus no conector. Digamos que eu compre um modelo com a sequencia errada como os da tabela, se eu conectar os cabos em uma sequencia X eu consigo usar o cabo ? (iria ficar amarelo com vermelho, branco com amarelo ... uma confusao kkk mas se funcionar ta valendo) Ou tem algum detalhe no cabo que funciona no rasp q da pra eu identificar ? pelos anuncios na internet nao da pra saber a sequencia, os vendedores talvez nem saibam que eles tem diferenças.

Ps: não sei se pode postar link do Mercadolivre aqui, não quero fazer propaganda, quero apenas que alguem me ajude a identificar o correto, para que eu possa procurar em alguma loja na minha cidade. Se alguem souber se pode postar link eu os postarei.
Abraços

xoopha

Sat Apr 18, 2015 1:56 pm

Ante todo disculpas por no hablar portugués.

Cuando vayas a comprar un cable TRRS lo único indispensable es que la tierra vaya conectada al segundo anillo como indica el gráfico, si el resto de señales están intercambiadas lo único que hay que hacer es conectar los cables del otro extremo en colores distintos. Si la tienda no especifica en qué anillo está la tierra lo mejor es preguntar al vendedor o seguir buscando. En mi caso uso un cable de los que en el gráfico se llaman "camcorders" y lo único que hay que hacer es intercambiar el cable amarillo por el rojo.

Saludos.

Montekuri

Wed Apr 22, 2015 10:31 am

joaoNiloF - Uma primeira tentativa seria comprar cabos para Filmadoras (Camcorders).
Não é certeza que será compatível com o RPi 2, mas pelo menos estará perto.

E se você puder testar o cabo antes de comprar, você pode fazer um teste simples com uma pilha, uma lâmpada e um fio.
Veja imagem em anexo:
teste terra.jpg
teste terra.jpg (36.47 KiB) Viewed 6767 times
Você deve se certificar que o segundo anel do conector p2 está ligado à carcaça externa dos conectores RCA.

Depois você pode ver se o anel mais próximo a base do p2 está conectado ao pino de um dos conectores RCA. O que acender a luz será o conector de vídeo e deverá ser conectado à entrada amarela da tevê.

canibalimao

Thu Apr 23, 2015 8:46 am

Já compre 3 cabos e os 3 não funcionam com o RPi porque a massa está no primeiro anel (a contar da base) em vez de estar no segundo. O último dos cabos encomendei-o especificamente porque dizia no anúncio que a massa era no segundo anel. Quando chegou testei com o multímetro e tal não é o meu espanto quando vejo que a massa é o primeiro anel :x

xoopha

Thu Apr 23, 2015 5:42 pm

Qué mala suerte. :(

Si quieres puedo decirte dónde compré yo el cable por mensaje privado (fué en eBay y no creo que a los moderadores les guste que ponga enlaces a tiendas), el cable es un poco caro pero al menos no engañan cuando dicen que tiene la tierra en el segundo anillo (sólo hay que intercambiar el amarillo y el rojo a la hora de conectar).

canibalimao

Fri Apr 24, 2015 2:39 pm

xoopha wrote:Qué mala suerte. :(

Si quieres puedo decirte dónde compré yo el cable por mensaje privado (fué en eBay y no creo que a los moderadores les guste que ponga enlaces a tiendas), el cable es un poco caro pero al menos no engañan cuando dicen que tiene la tierra en el segundo anillo (sólo hay que intercambiar el amarillo y el rojo a la hora de conectar).
Agradecia imenso se me pudesse enviar isso por mensagem privada. Tenho aqui um Raspberry Pi 2 pronto para levar com o OpenELEC mas não posso usá-lo ainda por falta do cabo :(

Montekuri

Fri Apr 24, 2015 7:23 pm

canibalimao: Acho que é só procurar por "AV cable raspberry pi B+" no Ebay.

canibalimao

Sat May 02, 2015 12:01 pm

Montekuri wrote:canibalimao: Acho que é só procurar por "AV cable raspberry pi B+" no Ebay.
Pois, mas eu queria evitar pagar 10€ por um cabo. Para isso compro directamente à RS components.

Return to “Português”